Cada um de nós somos uma obra em desenvolvimento que evolui constantemente de acordo com nossa bagagem. Por bagagem, entende-se as experiências vividas até aqui e a forma como absorvemos cada uma delas.
Como escutar com empatia e compreender o que está por trás do conflito?
De acordo com essa bagagem única que cada ser humano carrega, enxergamos o mundo de forma singular. Agora, se cada um de nós enxerga por uma ótica singular, como podemos enxergar o ponto de vista do outro e compreendê-lo diante uma situação de conflito?
A escuta ativa é uma ferramenta capaz de ajudar a resolver essa situação. A escuta é uma das principais habilidade do Universo do Ser Humano. E como toda habilidade, requer a lapidação adequada. A partir da correta lapidação, é possível melhorar as relações em que estamos atuando, acolhemos melhor o próximo e o novo, julgamos menos e aprendemos a ler as necessidades humanas que se manifestam durante momentos de conflito inter e intrapessoal.
Sistema de Conflito
O Sistema de Conflito é um mapa desenvolvido pela Humanará para gerenciamento de conflito. Um quadro que nos aponta aquilo que deve ser nossa real preocupação dentro do conflito. A ideia é trazer maior lucidez nas conversas difíceis que a gente deve ter quando o conflito está instaurado.
A Escuta Ativa é uma técnica que vem não apenas da comunicação não violenta, mas também da aprendizagem em equipe, que é uma matéria inerente a um conjunto de assuntos chamado “Quinta Disciplina”, criado pelo Peter Senge. Seu estudo é sobre como o coletivo mobilizado gera uma força exponencial de maturidade, sustentabilidade e resolução.
Ao olhar para o núcleo do mapa (O EU, O OUTRO e O MUNDO), realizamos uma atividade onde colocamos um participante diante do outro, contando cada um uma história e depois olhando no mapa e separando as partes do que pode ser escutado em relação a cada elemento do sistema a fim de entender o que é importante para cada stakeholder.