Módulo I: Conceitos Pertinentes

  • Devolutiva  – capacidade de devolver ao cliente valor agregado na leitura do gabarito.

 

  • Realidade Construída  – o que vemos a nossa volta é  uma expressão dos significados, dos signos valiosos que em conjunto formam a realidade. Uma realidade construída pela nossa linguagem. Essa realidade é  mais nossa que dos outros.

 

Existe em nós  um universo interior rico de signos que traduzimos em significado, seguido de linguagem. Essa tradução  do nosso interior faz com que vivamos em um ambiente construído por 70% de ilusão, de fantasia. Ou seja, esse ambiente tem 70% de Realidade individual Construída, ou simplesmente,  Realidade Construída,  isso significa que essa expressão é  muito individualizada.

 

Nossa comunicação, nossos relacionamentos são exercícios infinitos de intersecção de Realidades Construídas. O que de fato não deveria ocorrer, o que precisamos construir são as Realidades Compartilhadas.

  • Maturidade – é  nossa capacidade de responder com a espontaneidade ”

‘moreniana’ ao desafios da vida. É  possível conduzir o ser humano por um ciclo o de maturidade.

 

  • Espontaneidade ‘Moreniana’ – conceito elaborado pelo pai do Psicodrama, Jacob Levi Moreno, também chamado de fator E. Ser espontâneo significa dar uma resposta ao contexto que seja válida e pertinente a si mesmo, ao outro e ao ambiente. É  uma resposta que faz bem para todos.